Pesquisar Este Blog Clique Aqui Ó

Ganhar Dinheiro



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Tudo sobre o suor e transpiração

Você está prestes a fazer algo realmente grande - talvez uma entrevista de emprego, uma apresentação, um primeiro encontro ou seu casamento - e você percebe que as palmas das mãos e axilas estão suando. Talvez, você acabou de completar um treino aeróbico e todo o seu corpo está encharcado de suor.Como podem tais atividades diferentes ter o mesmo efeito em seu corpo? O que é o suor e por que fazer isso?
Transpiração, ou suor , é a forma do seu corpo de refrigeração em si, seja de que o calor extra vem dos músculos que trabalham ou de nervos mais estimulados. Neste artigo, examinaremos as glândulas sudoríparas do seu corpo, como o suor é produzido eo que ele faz. Você vai aprender que há uma diferença entre o suor nas palmas das mãos e do suor nas axilas e por que o gosto da sua pele é salgado depois de um treino!
A pessoa média tem 2,6 milhões de glândulas sudoríparas em sua pele . Glândulas sudoríparas estão distribuídas por todo o corpo - exceto nos lábios, mamilos e órgãos genitais externos. A glândula sudorípara está na camada de pele chamada derme , juntamente com o "equipamento", outros, tais como terminações nervosas, folículos capilares e assim por diante.

Glândulas sudoríparas

Basicamente, a glândula sudorípara é um longo, enrolado tubo oco de células . A parte enrolada na derme é onde o suor é produzido, e a parte de dentro é um tubo que conecta a glândula à abertura ou poro na superfície das peles da exterior. As células nervosas do sistema nervoso simpático ligam nas glândulas sudoríparas. Existem dois tipos de glândulas sudoríparas:
Écrino - o tipo mais numeroso que são encontrados em todo o corpo, principalmente nas palmas das mãos, solas dos pés e testa
Apócrina - confinado a axila (axila ) e na área anal-genital. Eles normalmente terminam em folículos pilosos, em vez de poros.
As duas glândulas diferem em tamanho, a idade, que se tornam ativos e a composição do suor, que fazem. Comparado com glândulas apócrinas, glândulas écrinas:
são menores
estão ativos desde o nascimento (glândulas apócrinas se tornam ativas apenas na puberdade)
produzir um suor que é livre de proteínas e ácidos gordos.

CURIOSIDADE

Você sabia que o forro do seu ouvido externo tem glândulas apócrinas modificadas chamadas glândulas ceruminosas ? Estas glândulas sudoríparas modificadas produzem cera de ouvido . Cera de ouvido é usada para evitar que materiais estranhos entrem em seus ouvidos, incluindo insetos.

Como o suor é produzido

Estamos constantemente suando, mesmo que não  notamos. Suar é a principal forma do seu corpo de se livrar do calor corporal em excesso, que é produzido pelo metabolismo ou músculos em trabalho. A quantidade de suor produzida depende de nossos estados de emoção e atividade física. O suor pode ser feito em resposta a estimulação dos nervos, a temperatura do ar quente, e / ou exercício .Primeiro, vamos nos concentrar em como o suor é produzido em uma glândula sudorípara écrina.
Quando a glândula sudorípara é estimulada, as células secretam um (fluido secreção primária) que é semelhante ao plasma - isto é, que é principalmente água e que tem altas concentrações de sódio e de cloreto e uma concentração baixa de potássio - mas sem as proteínas e ácidos gordos, que são normalmente encontradas no plasma. A fonte desse fluido é que os espaços entre as células ( espaços intersticiais ), que recebem o fluido a partir dos vasos sanguíneos (capilares) na derme. Este fluido viaja a partir da parte enrolada para cima através do tubo direito . O que acontece no duto reto depende da taxa de produção de suor ou de fluxo:
A produção de suor baixa (temperatura de repouso) - As células do ducto reabsorvem mais resto de sódio e de cloro a partir do fluido. Isso acontece porque não há tempo suficiente para a reabsorção.Além disso, a água é reabsorvida osmoticamente . Suor não atinge muito o lado de fora. Além disso, a composição do suor esta significativamente diferente da secreção primária. Não há tanto sódio e cloreto, e não há mais potássio.
Alta produção de suor (temperatura exercício, quente) - Células na parte reta não tem tempo suficiente para reabsorver tudo de sódio e cloreto da secreção primária. Assim, uma grande quantidade de suor torna a superfície da pele e a composição está perto, mas não exatamente como a secreção primária. As concentrações de sódio e cloreto são aproximadamente a metade, e de potássio é cerca de 20 por cento.
O suor é produzido nas glândulas sudoríparas apócrinas da mesma maneira. No entanto, o suor das glândulas apócrinas contém proteínas e ácidos gordos, o que torna mais espessa e dar-lhe uma cor amarelada . É por isso que as manchas nas axilas em roupas aparêncem amarelada. Suar em si não tem odor, mas quando as bactérias sobre a pele e os cabelos metabolizam as proteínas e ácidos gordos, produzem um odor desagradável. É por isso que desodorizantes e antitranspirantes são aplicados nas axilas, em vez de todo o corpo.

O volume máximo de suor que uma pessoa que não está adaptado a um clima quente pode produzir é de cerca de um litro por hora. Surpreendentemente, se você mudar para um clima quente como o deserto do sudoeste americano ou dos trópicos, a sua capacidade de produzir suor aumentará para cerca de 2-3 litros por hora, este parece ser o valor máximo que você pode produzir.

Por que nós suamos

Quando o suor evapora da superfície de sua pele, remove o excesso de calor e esfria você. Este é, na verdade, devido a um princípio puro na física, que vai assim. Para converter água de um líquido para um vapor, é necessário uma certa quantidade de calor chamado o calor de vaporização . Esta energia de calor aumenta a velocidade das moléculas de água, de modo que eles podem escapar para a atmosfera.Para a água, este valor é de 540 calorias / grama ou 2,26 x 10 6 joules / kg. Então, se pode produzir um litro de suor, o que é igual a 1000 g ou 1 kg (densidade da água é de 1 g / ml ou 1 kg / l), em uma hora, em seguida, 540.000 calorias de calor pode ser removido do seu corpo . Este é um exemplo extremo usando a quantidade máxima de suor que uma pessoa pode fazer. Tipicamente, todo o suor não evapora, mas corre da sua pele. Além disso,a energia de todo o calor produzido pelo corpo é perdido através do suor.Uma parte é irradiada directamente a partir da pele para o ar e algum é perdida através das superfícies respiratórias dos pulmões .
Por último, quando a água no suor evapora, ela deixa os sais (cloreto de sódio e de potássio) para trás sobre a pele, que é por isso que o  gosto da pele é salgada. A perda de quantidades excessivas de sal e água de seu corpo pode rapidamente causar desidratação, que pode levar a problemas circulatórios, insuficiência renal e insolação . Então, é importante beber bastante líquido quando você se exercita ou quando estiver em lugares de altas temperaturas. As bebidas esportivas contêm alguns sais para substituir os que foram perdidos com o suor.


Nervoso ou com medo?

Como mencionado anteriormente, a transpiração responde ao seu estado emocional. Então, quando você está nervoso, ansioso ou com medo, há um aumento na atividade do sistema nervoso simpático em seu corpo, bem como um aumento na adrenalina secreção de sua glândula adrenal. Essas substâncias atuam em suas glândulas sudoríparas, particularmente aquelas nas palmas de suas mãos e axilas, para fazer suor. Assim, você se sente um suor "frio". Além disso, a actividade do nervo simpático aumentado na pele muda a sua resistência eléctrica, o que é a base da resposta galvânica da pele utilizada em testes de detector de mentiras .

Sudorese excessiva

A transpiração excessiva - geralmente nas palmas das mãos ou as axilas - que é não causado por atividade física ou emocional é chamado diaforese ou hiperidrose . Muitas vezes, é uma condição constrangedora. A causa ou as causas são desconhecidas, mas a condição pode ser devido ao seguinte:
desequilíbrios hormonais (por exemplo, a menopausa em mulheres)
glândula tireóide hiperativa (O hormônio da tireóide aumenta o metabolismo do corpo e produção de calor.)
certos alimentos e medicamentos (por exemplo, café com suas altas quantidades de cafeína )
hiperatividade do sistema nervoso simpático
Esta condição pode ser tratada com medicamentos e procedimentos cirúrgicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGAL NÉ? COMENTA AI VAI

comentarios

.