Pesquisar Este Blog Clique Aqui Ó

Carregando...

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sinusite: sintomas, diagnóstico, tratamento

Dor na testa ou entre os olhos? Dentes superiores doem? sentir o rosto inchado , nariz entupido e congestionado? Uma das razões mais comuns para visitas a um consultório médico: problemas de sinusite e seios , sintomas relacionados. 
Seios: espaços aéreos na sua cabeça

Seios são espaços de ar em seu crânio revestidos com membranas mucosas. Você tem quatro conjuntos de seios nasais:
dois seios frontal na testa, acima dos olhos
dois seios nos maxilares, um dentro de cada osso da bochecha (triângulos escuros visto neste TAC)
seios etmoidais: um grupo de cavidades por detrás da ponte do nariz (também mostrado aqui)
esfenoidal, atrás do nariz e debaixo do cérebro
Seios são como impressões digitais, todo mundo é diferente.
O que é Sinusite?

Minúsculos, cabelo-como estruturas chamadas cílios (ampliada aqui) ajuda o movimento do muco através das membranas dos seios para uma saída. Todas as cavidades dos seios se conectam ao seu nariz para permitir uma troca livre de ar e muco.

Apenas um frio ... em primeiro lugar 

Sinusite geralmente começa com a inflamação provocada por um resfriado, ataque alergico, ou irritante . Mas pode não terminar aí. Resfriados, alergias e irritações fazer tecidos dos seios incharem ou as alergias fazem os tecidos dos seios ficarem inflamado, vermelho e inchado. Isso é chamado de sinusite.
Abafado

Sinusite provoca muitos sintomas. A maioria das pessoas tem um nariz entupido e dor ou pressão em vários locais ao redor do rosto ou nos dentes.Há geralmente um corrimento nasal que podem ser amarelo, verde ou claro. Outros sintomas podem incluir sentido, fadiga diminuição de cheiro e / ou gosto, tosse, dor de garganta, mau hálito, dor de cabeça  e febre.
Sinusite crônica

As áreas azuis nesta cor melhorada, mostram ressonância magnética espessadas nas superfícies das mucosas em ambos os seios maxilares. Inflamação da cavidade sinusal que dura mais de três meses é a sinusite crônica.Embora as bactérias freqüentemente colonizam seios obstruídos, infecções bacterianas não são a única causa de sinusite crônica.Anatomia, alergias, pólipos, deficiências imunológicas e doenças dentárias também podem causar problemas de sinusite crônica.
Os pólipos nasais

Quando os seios permanecem inflamado, membranas dos seios podem engrossar e inchar. O inchaço pode ser significativo o suficiente para causar uma massas chamadas de pólipos (mostrado aqui). Pólipos podem sobressair a partir do seio para dentro da passagem nasal e parcial ou totalmente bloquear a via aérea nasal.
Os descongestionantes nasais: Socorro, a um custo

Esses sprays abrem inchados passagens nasais e permitem que seus seios sejam descongestionados.Isso pode ser útil, especialmente durante os piores dias de  frio ou durante viagens aéreas. Mas você deve usar esses medicamentos só por alguns dias. Depois disso, há um efeito kick-back, deixando suas passagens nasais inchadas e  fechada novamente. Descongestionantes não são indicados para uso crônico.Descongestionantes orais podem ajudar, mas também têm efeitos colaterais. Melhores soluções para os sintomas da sinusite aguda: sprays nasais esteróides ou sprays salinos ou lavagens. Se os sintomas persistirem, consulte o seu médico. Sintomas de sinusite crónica pode ser causada por um septo desviado ou outra condição tratável.
Antibióticos Normalmente não necessário

O resfriado comum é uma infecção viral.Resfriados pode levar a sintomas de sinusite, mas estes geralmente desaparecem por si só.Antibióticos não tratam vírus, então eles não vão ajudar os sintomas de um resfriado do seio. Sintomas frios terminam em 7 a 14 dias. Normalmente, relacionadas com o frio,a sinusite vai embora em seguida, também.

Mostrado aqui é uma ampliada, imagem cor-aumentada de um patógeno rinovírus responsável pelo resfriado comum.
Tratamento de alergias relacionados a Sinusite

O que pode ajudar os sintomas de alergia relacionadas ao seio é a irrigação com solução salina, ou com uma garrafa squeeze por exemplo. Embora não haja nenhuma evidência de que ajudam com sinusite, sprays nasais esteróides podem ajudar algumas pessoas que sofrem com sintomas de alergias. Os anti-histamínicos podem ajudar, também, especialmente para os sintomas de espirros e corrimento nasal.
Ao ver o médico

Muco amarelo ou verde pode significar uma infecção bacteriana. Mesmo assim, a sinusite bacteriana aguda geralmente desaparece em 7 a 14 dias - sem tratamento antibiótico. Mas se você continuar se sentindo pior e os sintomas são persistentes e graves, ou se tiver febre, é hora de procurar um médico.
O tratamento da sinusite crônica Ainda um enigma

A sinusite crônica é muito difícil de tratar. Um primeiro passo é controlar os fatores predisponentes, tais como eliminação de irritantes ambientais. Para o alívio dos sintomas, os médicos prescrevem frequentemente nasal sprays esteróides ou antibióticos, mas também não está provado que funciona em estudos abrangentes.Cirurgia - A cirurgia endoscópica funcional dos seios paranasais ou - oferece pelo menos alívio moderado - mas isso não serve como primeira linha de tratamento para sinusite crônica.
As complicações de sinusite: piores cenários

Apenas uma camada de osso separa seus seios de seu cérebro. Se uma infecção da cavidade passa através do osso, que podem infectar o revestimento do cérebro - meningite - ou até mesmo o próprio cérebro. Ambos os problemas são fatais. A sinusite também pode se espalhar para a órbita do olho, causando uma infecção ao redor dos olhos e possivelmente cegueira. Complicações menos graves incluem ataques de asma e perda de cheiro ou sabor.
Prevenção Sinusite

Não há nenhuma maneira de evitar ou sinusite aguda ou crônica. Mas aqui estão algumas coisas que podem ajudar:
Mantenha os seios úmidos - utilize sprays salinos ou irrigação nasal com freqüência
Evite  ambientes 
muito secos e fechados.
Evite a exposição a substâncias irritantes, como fumaça de cigarro e odores químicos fortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGAL NÉ? COMENTA AI VAI

\m/ Administradores Do Blog \m/

comentarios